Desenvolvimento
tecnológico
Nossa solução utiliza o coproduto, resultante da extração e beneficiamento de diferentes minerais, como matéria prima para a fabricação de agregado sustentável. Este agregado pode ser utilizado em inúmeras aplicações na indústria da construção civil. Além disto, trabalhamos com a separação e concentração dos minerais que constituem o coproduto, agregando valor a todas as fases presentes.
Esta solução se viabiliza através da implementação de uma indústria que contempla rota de beneficiamento do coproduto e fabricação do aglomerado sustentável e/ou concentrado, podendo ser aplicado em diferentes produtos:
Substrato para concreto (brita)
Paver
Minério concentrado
Material para paisagismo
Pavimentação
Outras aplicações na indústria da construção civil
Engenharia consultiva
A mineração é responsável por, aproximadamente, 5% do PIB Brasileiro e quase metade dos municípios brasileiros recebem receita oriundas da Compensação Financeira pela Exploração dos Recursos Minerais (CFEM), o “royalty” da mineração. Por ser uma atividade econômica relevante, resulta em um grande impacto nos municípios que possuem empreendimentos dessa natureza, gerando dependência financeira de um único setor nestas cidades.
A partir dos marcos de rompimentos de barragens, várias ações governamentais e ambientais foram realizadas, principalmente em Minas Gerais, a fim de promover uma gestão sustentável do rejeito gerado.
As exigências relativas à gestão dos rejeitos e barragens se tornaram mais relevantes, bem como a fiscalização relativa a esses pontos se tornou mais efetiva, resultando em uma nova forma de atuação por parte das mineradoras.
Neste contexto as empresas necessitam encontrar formas sustentáveis para gestão das milhões de toneladas de rejeito que são dispostas anualmente em barragens.
A PRRONTO! e seus parceiros tecnológicos tem expertise neste ramo e está totalmente apta a te auxiliar na destinação correta dos seus rejeitos, tornando-os coprodutos e ativos financeiros da mineradora.
Operação
Nossa operação abrange toda a cadeia produtiva, contemplando inclusive a educação no sentido de promover oportunidades reais para as comunidades. O empreendimento, quando implantado, tem a capacidade não só de ser uma solução tecnológica para a valorização do rejeito, mas sim um processo que permite ao local de implantação o desenvolvimento de novos segmentos econômicos.
Com o objetivo de agregar valor, vimos a necessidade de envolver vários atores, uma vez que, por experiência, ações pontuais não gerem resultados efetivos. Sendo assim, a PRRONTO! propõe soluções que envolvem um grande hub: mineradora, indústria da construção civil, parceiros tecnológicos variados e, principalmente, as comunidades do entorno das mineradoras.
Está operação envolve o conceito de indústria 4.0, transformando o rejeito em um material de alta performance para aplicações tradicionais e/ou inovadoras na construção civil de forma sustentável. Com uma vasta gama de aplicações, o empreendimento torna-se viável economicamente em vários cenários visto que podemos atender diferentes consumidores para os produtos.
Capacitação & treinamento
A prática da economia esferoidizada deve promover um impacto social permitindo que pessoas em situação de vulnerabilidade social melhorem suas condições de vida através de oportunidades geradas por emprego e renda. Nossa proposta de diversificação econômica é fundamentada na promoção de um negócio que valoriza a mão de obra local em um processo de capacitação e treinamento de pessoas.
Este é um diferencial do projeto, tendo em vista a metodologia de capacitação de pessoas desenvolvida pela PRRONTO!. Temos grande expertise na capacitação de mulheres e iremos utilizar todo o nosso conhecimento para garantir que não só mulheres, mas a população em geral que se encontra em situações vulneráveis se beneficiem do projeto em questão.
Articulação estratégica
Para implementação da operação a PRRONTO! conta com algumas vantagens competitivas:
Solução integrada para utilizar o rejeito como matéria-prima na implementação de ações de ESG (Environmental, Social and Corporate Governance)
Rota de processo validada utilizando equipamentos tradicionais, amplamente empregados no setor mineral
Tecnologia patenteada, de baixa complexidade, ágil e de simples implementação e operação
Integração de parceiros tecnológicos com alto nível de expertise
Redução do custo de implantação devido ao reaproveitamento de materiais e equipamentos originários de sucata
Know how
Patentes